Esse canal é atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Assessoria de Imprensa:
comunicacao@eco135.com.br

0800 0135 135

Respeito na Rodovia

Publicado em 02 de dez de 2024 às 10:30

Campanha Assédio, pare! intensifica luta contra todas as formas de assédio

 

Ofensas, ameaças e outros tipos de violência são lamentavelmente comuns na rotina de muitos trabalhadores brasileiros, especialmente, aqueles que atuam nas praças de pedágio. Piadas de mau gosto feitas por motoristas, xingamentos e até mesmo agressões verbais são ocorrências recorrentes. Esse comportamento é caracterizado como assédio.

 

Para inibir este tipo de comportamento, a EcoRodovias, junto a suas unidades, intensifica a Campanha “Assédio, pare!”. O objetivo é coibir casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra operadores de praças de pedágio e em toda a empresa.

 

Essa iniciativa, que tem como mote de 2024 “Trafegue pela via do respeito”, visa impactar tanto os assediadores quanto desenvolver a autopercepção de quem está sendo violado, concedendo o apoio necessário para a realização de denúncias. Guilherme Braga, diretor de Gestão de Pessoas da EcoRodovias, destaca: “A campanha começou a ser elaborada diante da frequência de relatos de casos de assédio que recebemos em nosso departamento de Recursos Humanos e Compliance, principalmente dos colaboradores das praças de pedágio. São situações de agressão e ofensas por parte de alguns motoristas e decidimos que não vamos compactuar com nenhuma forma de assédio, em nenhum dos nossos ambientes corporativos. E, mais que isso, vamos criar uma cultura de combate ao assédio e acolhimento dos colaboradores que forem vítimas”.

 

O assédio se refere a comportamentos de natureza ofensiva que perturbam, humilham, inferiorizam, ridicularizam e ofendem. Vários tipos de assédio podem ser identificados como moral, sexual, psicológico, virtual, entre outros.

 

A operadora de Pedágio na Eco135, B. C., foi vítima do assédio sexual. “Certo dia, atendi um caminhoneiro de forma cortês. No final do atendimento, fui surpreendida quando ele me chamou de "gostosa" e ofereceu dinheiro em troca de algum tipo de relação. Naquele momento, fiquei sem reação e apenas consegui dizer que ele deveria me respeitar e que não estava aberta para esse tipo de comportamento.” Para ela, este relato é muito desconfortável, mas infelizmente reflete uma realidade comum na vida de muitas mulheres que trabalham com atendimento ao público.

 

A operadora encoraja outras mulheres a denunciarem qualquer tipo de assédio, físico ou verbal, ressaltando que é uma decisão difícil, mas crucial. “Esta situação me deixou pensativa por vários dias, com um sentimento de vulnerabilidade persistente. Denunciar não é uma decisão fácil, pois muitas vezes nos sentimos frágeis e culpadas, mas é sem dúvida a melhor atitude. É importante buscar ajuda, seja no trabalho ou em casa, pois nunca estaremos sozinhas nessa luta.”

 

Na Eco135, é comum encontrar colaboradores que já enfrentaram algum tipo de constrangimento. Xingamentos são os mais recorrentes. N. A. M., operadora de Pedágio na Eco135 há 5 anos, relata: “Assédio moral acontece todos os dias. Nos chamam de todos os nomes, usando palavras de baixo calão. Falam que estamos roubando, que somos puxa-saco. No início ficava muito nervosa e aborrecida, mas hoje já me acostumei”.

 

C. N. A. é outra operadora de Pedágio na Eco135 que compartilha sua experiência: “Já chorei muito por ser xingada de todos os nomes. A primeira vez, inclusive, foi aqui. Isso afeta o psicológico e na hora a gente fica tão nervosa que não consegue anotar a placa, a hora do ocorrido e acaba não denunciando”.

 

A campanha Assédio, Pare! visa esclarecer sobre o assunto e desenvolver tanto a autopercepção de quem está sendo violado, o que muitas vezes chega a ser normalizado por questões culturais, quanto a de quem está praticando assédio. Quem presenciar qualquer tipo de assédio, abuso, seja físico ou moral, que fira os direitos humanos, não somente nas praças de pedágio ou no atendimento em pista, pode denunciar através do Disque 100.

 

A Eco135 incentiva a denúncia de qualquer comportamento inadequado. “Temos nosso canal de ética que está preparado para receber denúncias que ferem nosso Código de Conduta e, caso o colaborador precise de apoio psicológico, ele deve entrar em contato com o Programa Conte Comigo”, completa Everaldo Ruaro, gerente de Atendimento ao Usuário da Eco135.

 

A área jurídica da Eco135 também oferece suporte aos colaboradores assediados. A empresa reafirma sua política de combate a este comportamento e disponibiliza o Canal de Ética para que sejam feitos relatos sobre o assunto, de forma anônima ou identificada.

 

O assédio viola a dignidade e os direitos humanos. “A concessionária rejeita qualquer forma de assédio dentro da empresa, seja este praticado pelos colaboradores ou pelos usuários. Entendemos a necessidade de apoiar os funcionários mais atingidos por este crime, principalmente os que trabalham na nossa linha de frente, que são os pedágios e o atendimento em pista. Buscamos medidas e ferramentas preventivas para divulgar e reconhecer a gravidade dessas violações de direitos humanos. Como empresa, não vamos tolerar nenhuma forma de assédio”, finaliza Everaldo.

______________________________

Sobre a Eco135 – A Eco135 administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. São 363,95 quilômetros de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o município de Montes Claros. Durante os 30 anos de concessão, serão investidos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e 1,5 bilhões em serviços operacionais. Para mais informações www.eco135.com.br

 

Sobre a EcoRodovias – A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, a EcoRodovias está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca antes imaginados. Integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, tais como Novo Mercado e o Índice de Diversidade e Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br .